2º Seminário Internacional de

Redução de Danos sobre Tabagismo

On-line

Dias

10 e 11 de Novembro de 2020

das 19h às 21h30

Inscrições Gratuitas

*Neste caso, iremos compartilhar seu nome e e-mail com os apoiadores do evento, sendo essa uma hipótese adicional de transferência de dados, além daquelas previstas em nossa política

Agenda e Palestrantes:

10 de Novembro

(Terça-Feira)

19:00 – 20:15hs

A importância da perspectiva do usuário na Política e na prática de Redução de Danos

Maria Angélica Comis (É de Lei) e Alexandro Lucian (Vapor Aqui)

20:15 – 21:30hs

Experiências médicas como agentes colaboradores na definição de práticas de RD para Tabaco

Dr. Rodolfo Behrsin (UnioRio)

11 de Novembro

(Quarta-Feira)

19:00 – 20:15hs

Existem debates proibidos na discussão de políticas de saúde?

Leandro Narloch (jornalista) e Ethan Nadelmann (ex Drug Policy Alliance)

20:15 – 21:30hs

Os aspectos legais na regulamentação de práticas de Redução de danos para tabaco

Cristiano Maronna (Comissão de Direitos Humanos da OAB SP) e David Sweanor (Universidade de Ottawa – Canadá)


SAIBA MAIS

O II Seminário Internacional de Redução de Danos sobre o Tabagismo tem o objetivo de ampliar a discussão e reflexão sobre esta abordagem, assim como debater o mais amplamente possível suas aplicações e utilidades. Observando a atual política pública de controle ao tabagismo, as novas tecnologias existentes, a experiência internacional e a realidade prática no Brasil, o evento busca refletir quais abordagens são necessárias para acolher todas as diversidades hoje existentes quanto à temática.


Reconhecida como decisiva para o controle de fatores de risco para uma série de morbidades e com resultados já explorados por pesquisadores e profissionais de saúde, a abordagem de Redução de Danos busca sempre estabelecer parâmetros para sua implementação como política pública de saúde.


Sabendo da importância de um amplo debate e de uma abrangência para além de um olhar médico, nesse Seminário contaremos também com a participação de redutores de danos, usuários/ consumidores de produtos de nicotina, jornalistas, juristas, farmacêuticos e psicólogos.

PARTICIPANTES:

Leandro Narloch

Jornalista e mestre em Filosofia pelo Birkbeck College, de Londres. É comentarista da Jovem Pan e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e do Guia Politicamente Incorreto da Economia Brasileira.

Maria Angélica Comis

Redutora de danos, psicóloga, mestre em psicobiologia pela UNIFESP; especialista em medicina comportamental e terapia cognitiva comportamental; professora universitária; coordenadora geral e de advocacy do Centro de Convivência É de Lei e ex-assessora de políticas públicas sobre álcool e drogas do município de São Paulo.

Alexandro Lucian

Publicitário, influencer e jornalista especializado em novas tecnologias para redução dos danos do tabaco, fundador do projeto VaporAqui.net com mais de 300 artigos escritos e referência em cigarros eletrônicos no Brasil.

David Sweanor

Presidente do Centro de Legislação, Política e Ética em Saúde, professor na Universidade de Ottawa e membro do Conselho de Liderança Global da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston. Desde os anos 80 trabalha com questões de saúde e políticas de tabaco.

Ethan Nadelman

Recebeu seu BA, JD e PhD em Harvard. Desempenha um papel de liderança nos esforços de reforma das políticas de drogas nos Estados Unidos e globalmente desde o final dos anos 80.

Cristiano Maronna

Especialista em direito internacional pela Universidade de Hiroshima. Especialista em direito penal pela Universidade de Salamanca e em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra.

Rodolfo Behrsin

Pneumologista. Professor adjunto da disciplina de pneumologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Dr em ciências médicas pela Universidade Federal Fluminense UFF.

MODERADORES:

Thiago Lavras Trapé

Mestre e Doutor em Planejamento e Gestão em Saúde pelo Departamento de Saúde Coletiva da FCM/Unicamp. Docente da Faculdade São Leopoldo Mandic em Campinas, na área de Sistemas de Saúde e coordenador de projetos no IPADS.

Monica Gorgulho

Psicóloga clínica e mestre em psicologia social pela USP, é ex-presidente da Rede Brasileira de Redução de Danos e ex-membro da diretoria-executiva da Associação Internacional de Redução de Danos.

Silvia Cazenave

Doutora em Toxicologia e Mestre Análise Toxicológica FCF/USP. Ex-superintendente de toxicologia da Anvisa e professora da PUC Campinas.

Luciane Raupp

Psicóloga e Presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (Abramd), onde atua junto a redes nacionais e regionais da área de drogas e redução de danos.

Organização


Apoio